Le musée de la grand guerre

Para os aficionados em 1ª Guerra mundial que estiverem passeando por Paris, não deixem de visitar "Le musée de la grand guerre". Localizado na cidade de Meaux (~50km de Paris) próximo ao local onde ocorreu a Batalha do Marne, o museu de 7000 mts² possui uma coleção de mais de 70000 artefatos o que garante ao local o título de maior museu Europeu sobre a 1ª Guerra mundial.
Logo na entrada do museu uma série de recursos multimídia como o som de soldados marchando transportam o viajante a 1ª guerra mundial.
https://www.museedelagrandeguerre.eu/
Foto aérea do museu de la grand guerre [créditos da imagem]
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Fachada do museu da grande guerra (1ª guerra mundial)
Na área exterior, além da beleza arquitetônica do museu, o visitante pode conhecer o "Monument de la Liberté éplorée" (liberdade em lágrimas) ou também conhecido como monumento (memorial) americano. Também é possível ver a estátua do Marechal Joseph Gallieni que governou Paris e defendeu a cidade durante a batalha do Marne.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Homenagem ao Marechal Joseph Gallieni
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Liberté éplorée - Memorial americano em Meaux
Como Chegar:

Trem - Sinceramente acho que trem é a melhor opção de transporte para Meaux. Com trens saindo da Gare de L'est cada 1h (horários podem variar) é possível comprar um o ticket MOBILIS RATP por 17,80 € que pode ser usado para viagens ilimitadas de metrô, ônibus ou trem por 1 dia. Para maiores informações e preços clique aqui  e acesse o site da RATP. Para informações sobre os horários de trens clique aqui.
Fachada da Gare de Meaux
Informações práticas:

O museu é aberto todos os dias das 9h30 até as 18h mas ao contrário de outros museus, Le musée de la grand guerre fecha as Terças-feira. Quem vem de Paris de trem pode caminhar até o museu (1hora de caminhada) ou pegar um ônibus na frente da Gare até o museu. Para consultar os horários dos ônibus clique aqui. Atualmente o preço do museu é de 10 €, condições especiais podem ser conferidas no site o museu clicando aqui.

Sobre o acervo:

Sinceramente "Le musée de la grand guerre" é um dos museus de guerra mais completos que visitei. No seu interior é possível ver desde aviões até objetos pessoais usados pelos soldados durante a 1ª guerra mundial. A parte interativa do museu é bem interessante assim como o espaço família disponibilizado para as crianças menores. Para iniciar a imersão na história, todos os visitantes passam por uma sala onde um filme contando os motivos da guerra é passado. Após a projeção do filme, o visitante entra em contato os objetos que mostram o período pré-guerra. Logo após esse aquecimento, chegamos à exposição principal do museu.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Entrada do acervo, passagem pelas tropas e os diferentes uniformes da época. 

Na entrada da sala principal o visitante passa por diversos figurinos simulando soldados marchando, esses figurinos são vestidos com diversos uniformes representado diferentes divisões do exército francês. Após "marchar" ao lado do exército francês o visitante se depara com um Blériot XI² avião usado no início da 1ª guerra mundial para observação de tropas e bombardeio.
Logo no início da sala principal é possível se deparar com o icônico Renault Type A, veículo usado pelos taxistas de Paris na época da guerra e que tiveram papel de destaque na vitória francesa na primeira batalha do Marne. Com intuito de mobilizar tropas conter o avanço alemão, o então General Joseph Gallieni "pediu" aos taxistas de Paris que levassem os militares para o front de batalha em seus taxis.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Renault Type AG - Táxi que ajudou a levar tropas para o front do Marne.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Reprodução de acampamento de 1ª guerra mundial
Após a primeira fase da guerra, o visitante passa a conhecer a segunda etapa da guerra,  a guerra de trincheira. Trincheiras foram reproduzidas assim como uma imersão ao ambiente foi simulado.
Nesta parte do museu o curador se preocupou em reproduzir tanto as trincheiras criadas pelos alemães quanto as francesas.
Área das trincheiras - Reprodução do dia a dia no front
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Trincheira alemã - Fortificada para manter posição
No lado alemão as trincheiras de concreto (estrutura mais sólida) mostram o intuito dos invasores em manter a posição e não permitir que a retomada do terreno pelos franceses. Já pelo lado francês, estrutura mais simples mostrava a intenção francesa de não passar muito tempo nessas trincheiras.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Trincheira Francesa - Estrutura mais simples para permitir avanço.

Como já mencionado, o museu não só mostra peças históricas em cenários muito bem construídos, mas permite ao usuário algumas experiências interessantes como entrar em uma trincheira ou vestir fardas da época.

Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Aqui voce pode vestir fardas dos soldados
Após passar as trincheiras, o museu apresenta objetos ligadas ao final da guerra como por exemplo o caça francês Spad XIII e o tanque Renault FT-17 e o "caminhão" usado para puxar peças de artilharia Camion Latil T.A.R.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Veiculos usados no final da guerra.....
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Tanque Renault FT-17
Além dessa viagem pelo 4 anos de guerra (1914-1918) o museu também apresenta para o visitante uma vasta coleção de armas onde algumas estão desmontadas e parcialmente cortadas para mostrar seu funcionamento.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Exposição de rifles e armas usadas durante a guerra
Exposição de rifles e armas usadas durante a guerra.
A sequencia da exposição dos armamentos é possível ver informações e objetos ligados ao planejamento, alimentação e a vida no front e nas trincheiras. Na parte final do museu ainda é possível através de recursos audiovisuais ver a história do final da guerra, o armistício e as bases para a segunda guerra mundial.
Le musée de la grand guerre - Meaux - França
Imersão em realidade virtual - Parte interativa do museu muito bacana.
Já  que você já está em Meaux para conhecer o museu, veja nossa postagem sobre a cidade e desfrute dessa pequena cidade francesa.....

Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook