A modesta cidade localizada na Beira alta com pouco mais de 4000 habitantes é encantadora em história e destino certo para os amantes de queijos. A cidade não é um local que citaria como imperdível para os viajantes, mas quem estiver na região, vale a pena conhecer e comprar um bom queijo da serra. Se estiver de carro, melhor ainda, a região oferece algumas opções interessantes de passeios.
A data da fundação da cidade diverge entre as fontes que pesquisei, mas o mais provável é que a cidade tenha sido fundada por Túrdulos (povos que viviam ao sul de Portugal) em 500 a.C.Com a derrota de Viriato e a consolidação do império romano na região, Celorico da Beira foi um dos locais escolhidos para a construção de uma fortificação.
Nos anos seguintes a cidade foi dominada por godos e posteriormente por árabes (mouros) que ali formaram uma linha defensiva formada pelo castelos de Celorico e
Linhares da Beira(clique aqui para conhecer).
Durante a reconquista cristã comandada por D. Afonso Henriques a cidade foi conquistada por D. Moninho Dola que outorgou um foral (ato jurídico de concessão de privilégios) atribuindo aos templários os trabalhos de reconstrução do sistema defensivo de Celorico da Beira. Devido a proximidade ao fronteira espanhola, cidade ganhou um importante papel na defesa do reino contras as investidas do Reino de Castela. Em 1512 D. Manuel I assina um novo foral elevando Celorico da Beira a categoria de vila.
Como chegar
Carro - Celorico da Beira é cortada pela autoestrada A25 que liga Aveiro a Guarda assim como pela estrada nacional N17 que liga a cidade da Guarda à Coimbra.
Ônibus - É possível chegar a Celorico da Beira de ônibus saindo de cidades como Viseu e Guarda. Para maiores informações sobre horários e preços dos ônibus acesse o site
rede expressos clicando aqui.
Trem - É possível chegar a cidade de Celorico da Beira usando trem saindo das principais cidades de Portugal. Aqui também é possível pegar o trem para Espanha e França. Para maiores informações ou compra de bilhetes on-line, acesse o site da dos
Comboios de Portugal clicando aqui.
|
Trem chegando a estação de Celorico Gare. |
O que visitar:
Castelo de Celorico da Beira- Fundado na época do Imperador romano Augusto, o castelo de Celorico da Beira foi construído sobre um maciço granítico de onde era possível avistar as fortalezas de
Linhares da Beira, de Trancoso e da Guarda. Desprovida de fosso, grande parte da atual arquitetura da fortaleza que aproveita as características naturais do local é atribuída aos engenheiros templários instalados aqui por D. Afonso Henriques. Com muralhas sem merlões (estrutura nos muros das fortalezas para proteger arqueiros e soldados), a fortificação possui 2 cubelos (reforço de muralha) e uma torre de Menagem (estrutura onde o responsável da fortaleza morava também conhecido como ultimo reduto).
|
Castelo de Celorico da Beira - Imponente no alto da cidade. |
|
Interior do Castelo de Celorico da Beira |
Não sei como está o estado de conservação do castelo hoje, mas quando fiz essa visita em 2006 o interior do castelo estava abandonado. Entramos no castelo por uma porta semi-destruída e não conseguimos subir na torre menagem pois a escada de acesso estava em tão mal estado que não suportaria nosso peso. Por fotos que vi parece que o interior foi restaurado, mas não posso afirmar.
|
Interior da castelo de Celorico da Beira - Torre de Menagem e muralhas |
|
Muralhas do castelo de Celorico da Beira - Excelente posto de observação. |
Lenda do Castelo de Celorico da Beira- Há uma lenda na cidade que conta que o alcaide (responsável) do castelo (Fernando Rodrigues Pacheco) fiel ao Sancho II que havia sido deposto, se recusou a entregar o castelo ao novo governador do reino. O novo governador marchou com suas tropas para Celorico e após um longo cerco ao castelo, as dificuldades para manter a posição eram grandes devido a falta de suprimento fazia o alcaide refletir sobre uma maneira de manter sua honra após a perder a posição para o inimigo. Neste momento, o alcaide percebeu uma águia voando com uma truta entre suas garras sobre o castelo, quando o pássaro deixou cair sua presa no patio interno do castelo. O alcaide mandou cozinhar a truta, utilizou a ultima farinha que tinha para fazer um pão e os enviou como presente para o príncipe regente sitiado fora do castelo dizendo:
"... e por fome o esperava tomar, que visse se os homens que daquela vianda eram bem abastecidos, se teriam razão de entregar-lhe, contra as suas honras..." (Cronicas de D. Sancho II),
O ato de bravura e lealdade foi retratado no brasão da cidade.
|
Brasão de Celorico da Beira [imagem da internet]
|
|
Detalhe das muralhas do Castelo de Celorico. |
Igreja Matriz de Santa Maria - Localizada no centro histórico de Celorico da Beira em meio a ruas de aparência medieval, não há documentos que atestam a data da construção desse ponto turístico de Celorico da Beira. Acredita-se que a Igreja de Santa Maria foi uma mesquita durante a dominação moura, mas essa informação não é unânime. Infelizmente nunca vi essa igreja aberta logo não tenho muito a comentar.
|
Igreja de Santa Maria - Localizada no coração histórico de Celorico da Beira |
Torre do relógio - Em face a Igreja de Santa Maria, temos a conhecida torre do relógio. Durante a época medieval e pós medieval, o relógio era considera um simbolo de desenvolvimento tecnológico e quando associado a um sino ajudaria a controlar a rotina da vila. Acredita-se que o relógio de Celorico assim como sua torre de granito foram construídos entre os séculos XIV e XVII.
Solar do queijo - Celorico da Beira é considerada a capital do queijo da Serra da Estrela. Apesar de ser possível comprar excelentes queijos da serra na Covilhã ou Seia é em Celorico da Beira que o casarão construído no século XVII foi transformado em museu contando a tradição do queijo na região. O belo casarão também abriga uma loja onde o visitante pode degustar e comprar os melhores queijos da região.
Rio Mondego- Quinto maior rio de Portugal, o Rio Mondego que corta a região passou a ser uma ótima opção de turismo. Apesar do rio não passar na cidade, quem visitar a cidade de carro pode rodar alguns quilômetros e curtir um refrescante mergulho.
|
Rio Mondego - Ótima opção de lazer na região de Celorico da Beira. |
O que comer:
Queijos da Serra da Estrela - Definitivamente você não pode ir a Portugal e não provar o famoso queijo da Serra da Estrela. Isso é praticamente um crime ao paladar. Essa especialidade feita de leite de cabra só é encontrado na região da Serra da Estrela devido a uma erva que nasce na encosta da serra e ao exigente controle de qualidade imposta ao produtores do queijo. Bom, isso pouco importa, vá a Portugal e não esqueça de provar esse queijo...
Locais próximos a Celorico da Beira:
|
Castelo de Linhares da Beira - Construção milenar em ótimo estado de conservação. |
Guarda - Um pouco mais longe que Linhares (de distancia de Celorico 25 km), a cidade da Guarda é conhecida como a cidade dos 5 F's (Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa). A cidade fundada por Sancho I teve um importante papel na defesa de Portugal contra as investidas do Rei de Castela e ainda guarda boa parte de seu patrimônio em bom estado de conservação.
|
Sé da Guarda - Belo edifício do século XIV com traços góticos e manuelinos. |
|
Centro histórico da Guarda - Merece no minimo 1 dia de passeio. |
Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!
Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....
Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook e instagram e fique sempre atualizado.
Caros amigos: o queijo da Serra da Estrela "NUNCA" foi feito com leite de Cabra! E não é feito com "UMA ERVA" que nasce na encosta da Serra. Este erro grosseiro de quem não sabe o que escreve tira toda a credibilidade ao que está escrito neste "blog". O queijo da Serra da Estrela é feito com leite de OVELHA e para ser considerado DOP o leite usado tem de ser obrigatoriamente da raça "SERRA da ESTRELA" ou "CHURRA MONDEGUEIRA" Quanto à "erva" que é usada para a elaboração deste queijo ela tem um nome: CYNARA CARDUNCULUS uma espécie de Alcachofra da família das Asteraceae. Obrigado
ResponderExcluir