Castelos da Beira - A primeira defesa Portuguesa contra Castela e Leão

Normalmente os brasileiros que visitam Portugal costumam concentrar seus passeios em cidades como Porto, GuimarãesLisboa e nas chamadas 7 maravilhas de Portugal, deixando de lado lugares cinematográficos e cheios de história localizados no interior do país. Para auxiliar na escolha dos leitores, principalmente os que curtem passeios por cidades e castelos medievais essa postagem irá mostrar lugares que você não deve deixar de visitar a região administrativa portuguesa chamada de Beira . 
Mapa de regiões administrativas de Portugal.
Infelizmente não é possível falar de todas as cidades maravilhosas que temos na região, por isso, escolhi algumas cidade (próximas) que na pós-idade média, período da consolidação do estado português serviam de defesa contra os ataques de Leão e Castella, no mapa abaixo podemos ver a localização dessas cidades para traçar o melhor roteiro.

Agora chega de papo, vamos ver um resumo das cidades marcadas no mapa......

Almeida -  Se alguém já ouvi falar de Almeida, certamente ouviu falar dessa cidade por causa de sua fortaleza. Espetacular exemplar dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII, os amantes de fortificações defensivas não devem deixar de visitar a cidade. Se tiver um tempinho sobrando, aproveite para cruzar a fronteira com a Espanha e visitar outra joia medieval - Cidade Rodrigo.
Fortaleza de Almeida vista de cima- Crédito da imagem

Belmonte - Berço de nosso descobrido Pedro Álvares Cabral, a pequena cidade do distrito de Castelo Branco abriga um centro histórico simpático com diversas construções medievais incluindo os Museus Judaico e dos descobrimento. Apesar de todas as atrações sitadas, a grande atração da cidade é o castelo da Família Cabral e a capela onde os restos mortais da família eram enterrados. Se você não tinha ideia que essa cidade existia, provavelmente irá se surpreender quando visita-la. 
Castelo da Família Cabral.


Capelas medievais ao redor do castelo 

Celorico da Beira - Fundada na época do Imperador romano Augusto, o castelo de Celorico da Beira foi construído sobre um maciço granítico de onde era possível avistar as fortalezas de Linhares da Beira, de Trancoso e da Guarda. Projetada e construida por engenheiros templários instalados aqui por D. Afonso Henriques a fortaleza desprovida de fosso foi construida sobre um maciço para aproveita as características defensivas naturais do local. Além do castelo, Celorico da Beira ainda possui um museu dedicado ao famoso Queijo da Serra da Estrela e outras atrações que você poderá conferir  em nossa postagem clicando aqui.
Castelo de Celorico da Beira - Fortaleza construida durante dominação romana

Castelo Novo-  Assim como Celorico da Beira, Castelo Novo foi doado a Ordem dos Cavaleiros Templários com intuído de defender a região. Construções históricas, janelas manuelinas, ruínas do castelo e chafarizes do século XVI dão um charme todo especial a cidade. Para conhecer mais sobre a cidade acesse o site aldeias históricas de Portugal clicando aqui.
Vista das ruínas do Castelo de Castelo Novo- Crédito da Imagem

Guarda -  Conhecida como a cidade dos 5 F's (Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa) a sede do distrito ainda preserva sua história nas vielas e casas do centro histórico. No Museu da Guarda é possível conhecer melhor a história da cidade e suas muralhas, torres e portas medievais levam o viajante a uma viagem na história. Não esqueça de reservar um tempinho para visitar a imponente e fortificada Catedral construída no reinado de  D. João I.
Centro histórico da Guarda
Linhares da Beira -  Com vista dominante para o vale do Mondego e a proximidade da estrada romana que ligava a cidade da Guarda à Coimbra (atual N17), acredita-se que a primeira fortaleza de Linhares foi construida ainda na dominação Moura (posteriormente destruída durante a invasão de Castela). Com a reconquista definitiva da região por Dom Afonso Henriques e as constantes disputas entre Portugal, Castella e Leão pelo Domínio da região, Sancho I reconstruiu a fortaleza que posteriormente foi aperfeiçoada durante o reinado de D. Dinís. Para conhecer mais sobre a fortaleza e as belezas da cidade medieval de Linhares da Beira, clique aqui.
Castelo de Linhares da Beira - Fortaleza aprimorada durante guerras contra Castela
Vista para o vale do Mondego e para a atual N17
Sortelha -  Na verdade Sortelha não é somente um castelo medieval, mas uma das vilas fortificadas mais bem conservadas de Portugal. O Castelo construído no alto de um maciço nos estilos românico/gótico e vista dominante sobre o vale tem a visitação gratuita. Além da rica história, lojas e cafés, a cidade de Sortelha possui diversas lenda que são contadas em outra postagem que pode ser acessada clicando aqui.
Castelo de Sortelha - Ultimo reduto da cidadela

Mais que um castelo, Sortelha é uma das vilas mais bem conservadas de Portugal

Sabugal
 -  A cidade de Sabugal assim como sua vizinha Sortelha irradia história em suas construções. Alem do centro pequeno mas muito bem preservado e um museu que mostra a historia da cidade desde o período Neolítico a grande atração é o castelo Medieval. Conhecido como o castelo das Cinco Quinas, o castelo foi construído  Afonso IX de  Leão para controlar e proteger a travessia do Rio Côa - importante rota de comercio construindo ainda no império romano.
Vista imponente do Castelo de Sabugal no vale do Rio Côa

Fachada do castelo de Sabugal 

Trancoso -  Uma das cidades portuguesa mais importantes do pós-idade média o local foi palco de diversas lutas e batalhas importantíssimas para a formação e independência de Portugal. Aqui história e modernidade andam juntas e apesar do desenvolvimento da cidade, diversos sítios históricos foram preservados inclusive as muralhas construídas a mando de D. Dinís e o castelo medieval. Se quiser viajar um pouco nas fotos e fatos da cidade de trancoso, clique aqui.
Antigo acesso a cidadela de Trancoso- Crédito da imagem

Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook