Se você gosta de viajar aqui você irá encontrar varias dicas de viagem assim como um contexto histórico para cada lugar visitado por nós.... Desfrutem e utilizem os canais de comunicação para conversarem conosco....
Para osaficionados em Primeira Guerra Mundialque estiverem passeando por Paris, uma visita imperdível é"Le Musée de la Grande Guerre". Localizado na cidade de Meaux, a aproximadamente 50 km de Paris e próximo ao local daBatalha do Marne, este museu de 7.000 m² abriga uma coleção de mais de 70.000 artefatos, o que lhe confere o título demaior museu europeu sobre a Primeira Guerra Mundial. Logo na entrada, uma série de recursos multimídia, como o som de soldados marchando, transportam o visitante para a atmosfera da guerra.
Fachada do museu da grande guerra (1ª guerra mundial)
Na área exterior, além da beleza arquitetônica do museu, o visitante pode conhecer o "Monument de la Liberté éplorée" (liberdade em lágrimas) ou também conhecido como monumento (memorial) americano. Também é possível ver a estátua do Marechal Joseph Gallieni que governou Paris e defendeu a cidade durante a batalha do Marne.
Homenagem ao Marechal Joseph Gallieni
Liberté éplorée - Memorial americano em Meaux
Como Chegar:
Trem -
Sinceramente acho que trem é a melhor opção de transporte para Meaux.
Com trens saindo da Gare de L'est cada 1h (horários podem variar) é possível comprar um o ticket MOBILIS RATP por 17,80 € que pode ser usado para viagens ilimitadas de metrô, ônibus ou trem por 1 dia. Para maiores informações e preços clique aquie acesse o site da RATP. Para informações sobre os horários de trens clique aqui.
Fachada da Gare de Meaux
Informações práticas:
O museu é aberto todos os dias das 9h30 até as 18h mas ao contrário de outros museus, Le musée de la grand guerre fecha as Terças-feira. Quem vem de Paris de trem pode caminhar até o museu (1hora de caminhada) ou pegar um ônibus na frente da Gare até o museu. Para consultar os horários dos ônibus clique aqui. Atualmente o preço do museu é de 10 €, condições especiais podem ser conferidas no site o museu clicando aqui.
Sobre o acervo:
Sinceramente, o "Le Musée de la Grande Guerre" é um dos museus de guerra mais completos que já visitei. Lá dentro, você pode encontrar de tudo, desde aviões até objetos pessoais usados pelos soldados durante a Primeira Guerra Mundial.A parte interativa do museu é bem interessante, assim como o espaço família, ideal para crianças menores. Para começar a imersão na história, todos os visitantes assistem a um filme que explica os motivos da guerra. Depois da projeção, você tem contato com objetos que mostram o período pré-guerra. Logo após esse "aquecimento", chegamos à exposição principal do museu.
Entrada do acervo, passagem pelas tropas e os diferentes uniformes da época.
Na entrada da sala principal, o visitante é recepcionado por diversos figurinos de soldados marchando, vestidos com uniformes que representam diferentes divisões do exército francês. Após "marchar" ao lado do exército francês, o visitante se depara com um Blériot XI², avião usado no início da Primeira Guerra Mundial para observação de tropas e bombardeio. Logo no início da sala principal, é possível ver o icônico Renault Type AG, veículo usado pelos taxistas de Paris na época da guerra, que tiveram um papel de destaque na vitória francesa na Primeira Batalha do Marne. Com o intuito de mobilizar tropas e conter o avanço alemão, o então General Joseph Gallieni "pediu" aos taxistas de Paris que levassem os militares para o front de batalha em seus táxis.
Renault Type AG - Táxi que ajudou a levar tropas para o front do Marne.
Reprodução de acampamento de 1ª guerra mundial
Após a primeira fase da guerra, o visitante passa a conhecer a segunda etapa: a guerra de trincheiras. No museu, as trincheiras foram reproduzidas e uma imersão completa nesse ambiente foi simulada. Nesta parte, o curador se preocupou em reproduzir tanto as trincheiras criadas pelos alemães quanto as francesas.
Área das trincheiras - Reprodução do dia a dia no front
Trincheira alemã - Fortificada para manter posição
No lado alemão as trincheiras de concreto (estrutura mais sólida) mostram o intuito dos invasores em manter a posição e não permitir que a retomada do terreno pelos franceses. Já pelo lado francês, estrutura mais simples mostrava a intenção francesa de não passar muito tempo nessas trincheiras.
Trincheira Francesa - Estrutura mais simples para permitir avanço.
Como já mencionado, o museu não só mostra peças históricas em cenários muito bem
construídos, mas permite ao usuário algumas experiências interessantes como
entrar em uma trincheira ou vestir fardas da época.
Aqui voce pode vestir fardas dos soldados
Após passar as trincheiras, o museu apresenta objetos ligados ao final da guerra como por exemplo o caça francês Spad XIII e o tanque Renault FT-17 e o "caminhão" usado para puxar peças de artilharia Camion Latil T.A.R.
Veiculos usados no final da guerra.....
Tanque Renault FT-17
Além dessa viagem pelo 4 anos de guerra (1914-1918) o museu também apresenta para o visitante uma vasta coleção de armas onde algumas estão desmontadas e parcialmente cortadas para mostrar seu funcionamento.
Exposição de rifles e armas usadas durante a guerra
Exposição de rifles e armas usadas durante a guerra.
Na sequência da exposição, é possível ver informações e objetos relacionados ao planejamento, à alimentação e à vida no front e nas trincheiras. Na parte final do museu, recursos audiovisuais permitem conhecer a história do término da guerra, o armistício e as bases para a Segunda Guerra Mundial.
Imersão em realidade virtual - Parte interativa do museu muito bacana.
Já que você já está em Meaux para conhecer o museu, veja nossa postagem sobre a cidade e desfrute dessa pequena cidade francesa.....
Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!
Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....
Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.
Qual outros museus de guerra que vc conhece ?
ResponderExcluir