Catedral de Sal de Zipaquirá

Localizada a 25 Km de Bogotá, a cidade de Zipaquirá (Zipa) ou Cidade do Sal em razão da região ser um dos maiores centros de exploração de sal da Colômbia, abriga um dos pontos turísticos mais famosos da Colômbia, a Catedral de Sal. A cidade possui um centro histórico simpático, muitos restaurantes e lojas de comercio local que valem um passeio curto.

Plaza de los Comuneros
Plaza de los Comuneros - Centro de Zipaquirá.

Foi o que fiz, quando visitei a cidade, só parei no centro para almoçar e fiz um pequeno passeio ao redor da Plaza de los Comuneros e da Plaza de la Independencia onde além da catedral da cidade (fechada durante minha visita) e a bela Alcaldía Zipaquirá (Edifício amarelo na foto acima) há vários casarões no estilo colonial como o casarão que abriga o Banco de Bogotá.

Banco de Bogotá
Edifício colonial do Banco de Bogotá na Plaza de los Comunero

Gostaria de ter visto mais referencias aos Chibchas ou muíscas, tribo que habitava a região antes da época colonial, mas como fiz bate e volta de Bogotá, não consegui visitar o Casa Museo Quevedo Zornoza e o Museo Arqueológico Zipaquirá, se alguém for ou foi a Zipaquirá e visitou alguns desses museus comente aqui e fale o que você achou.

Catedral de Zipaquirá
Catedral no Centro de Zipaquirá

Após essa introdução sobre a cidade de Zipaquirá, imagino que você entrou nesse post para saber o que irá ver na Catedral de Sal ou programar sua visita, então vamos lá.....


Como Chegar:

Excursão- Quando você estiver em Bogotá irá ver anúncios de excursões para a Catedral de Sal em todos os lugares. Para esse tipo de passeio, uma Van irá pegar você no seu hotel, passar por alguns pontos turísticos no caminho como o Parque Jaime Duque e a cidade de Briceño (passar bem rápido ) e o passeio custará aproximadamente 180 mil pesos (algo entre USD 50 e USD 60)o que considero caro, mas tudo depende do viajante e do seu bolso.

Transporte publico - É possível chegar a Zipaquirá usando o transporte publico. Para isso você precisará pegar o TransMilenio (ônibus de Bogotá) até o terminal Pontal del Norte e no Terminal, caminhar até o terminal intermunicipal (do outro lado da rua) e pegar o transporte metropolitano até Zipaquirá o preço do trajeto será aproximadamente 7500 Pesos colombianos. Não esqueça que o principal meio de Transporte na Colômbia é o ônibus e o táxi (não há metro em Bogotá)  então tente organizar sua viagem fora dos horários de pico.

Trem- Há um trem turístico que funciona durante o fim de semana. Eu não tive a oportunidade de visitar o local no Fim de semana então não posso opinar muito sobre o trem, mas quem quiser mais informações pode acessar o site da Turistren para maiores informações.

Aluguel de carro - Se você estiver viajando em grupo, considere o aluguel de um carro, apesar do transito de Bogotá, ao dividir o custo do aluguel com alguns colegas certamente será mais barato que as excursões e o carro será mais confortável que o transporte publico. Vale a consulta.

Estação de trem de Zipaquirá - crédito da imagem.

Catedral de Sal:

A Catedral de Sal de Zipaquirá é considerada a 1ª Maravilha da Colômbia desbancando concorrentes como o Santuário Las Lajas, o Parque Arqueológico de San Agustín e a bela Arquitetura militar de Cartagena.
A Catedral de Sal foi construida por mineiros no interior de uma mina de Sal que foi transformado num complexo temático conhecido como Parque do Sal.  A ideia da construção surgiu em 1950 quando mineiros usaram um dos túneis escavado na extração do sal para construção de um santuário dedicado a Virgem do Rosário de Guasá, local onde os operários iam pedir proteção antes de iniciar o trabalho. Aos poucos esse local de oração foi transformado na primeira Catedral de Sal que foi fechada 1990 por motivos de segurança.
A atual Catedral foi projetada por  Roswell Garavito Pearl em 1991 e construida a 60 metros abaixo da primeira catedral.
Entrada do Parque do Sal
Entrada do Parque do Sal - Veículos usando na mineração

Estátua do Mineiro - Plaza Ceremonial del Mineiro
Plaza Ceremonial del Mineiro - Estátua em homenagem aos mineiros Colombianos

Após conhecer um pouco da história da Catedral, vamos as informações mais procuradas, e a primeira pergunta quando vamos visitar um local é sempre QUANTO CUSTA?
O preço da visita é de COP 59000  (pesos colombianos - que equivalem R$ 90,00 no dia desta postagem) o que permite ao visitante solicitar um audioguia em português. Isso é interessante para acompanhar a visita e entender um pouco a arte no interior da catedral.

Entrada da Catedral do Sal
Entrada da Catedral do Sal


Após entrar na mina o turista irá caminhar por aproximadamente 2 km e passar pelas 14 estações da Via Crucis. Cada estação da Via Crucis  é representada por um altar esculpido no sal e uma cruz representando as cenas da paixão de Cristo daquela estação. Com o audioguia uma explicação sobreobra é relatada pelo narrador.

Via Crusis de Zipaquirá
Estação da Via Crusis da Catedral de Sal - Zipaquirá
Via Crusis de Zipaquirá
Estação da Via Crusis da Catedral de Sal - Zipaquirá

Ao final da Via Crusis o visitante irá se deparar com a Cúpula que representa ligação entre o céu e a terra e o encontro do homem com Deus,  o local também da acesso a um balcão onde fica o coral da Catedral.
Cúpula no final da Via Crusis - Crédito da imagem Nidya Rincón

No Coro da igreja é possível ver uma grande estátua de um Anjo tocando um  trompete anunciando a ressurreição de Jesus Cristo, no balcão do coro é possível ver a nave principal da catedral. Aqui também temos acesso ao Nártex onde escadas e muros simulam um labirinto, um labirinto de oração guardado pelo Arcanjo São Miguel.
Coro da nave principal da Catedral de Sal
Coro da nave principal da Catedral de Sal - Anjo anunciando a ressurreição de Jesus Cristo

Nave da Vida da Catedral de Sal
Nave principal da Catedral de Sal

Galerias internas Catedral de Sal
Galerias no final do Nártex.

Esculturas em Sal nas galerias da Catedral
Esculturas em Sal nas galerias da Catedral

Após o Nártex o visitante chegará ao clímax do passeio os três salões principais da estrutura. Os três salões representam o Nascimento, a Vida e Morte e Ressurreição e Cristo. Na Nave do Nascimento temos o o batistério e uma cascata de sal cristalina simbolizando as aguas do Rio Jordão  onde Jesus foi batizado. No centro da Nave temos uma escultura representando o nascimento de Cristo.

Nave do Nascimento
Nave do Nascimento - Batistério e Cascata de Sal

Escultura de nascimento de Cristo
Escultura de nascimento de Cristo -  Nave do Nascimento.

A Nave Central ou Nave da vida é composta por quatro imensas colunas que simbolizam os quatro evangelistas, os pilares da fé cristã, assim como a Cruz de 16 metros que parece flutuar devido a uma ilusão de ótica. No chão da Nave há o medalhão da criação que faz homenagem a obra de Michelangelo na Capela Sistina e segundo o site da catedral representa o nascimento de Cristo e sua conexão com a vida na terra.

Nave Central
Nave Central da Catedral de Sal

Detalhe do Medalhão da criação

Detalhe da Cruz da Nave Central

Nave Central da Catedral de Zipaquirá
Nave Central da Catedral de Sal

Na Nave da Morte e Ressurreição de Cristo, novamente o há uma homenagem a Michelangelo onde uma reprodução da Pieta representando o fim da vida terrena de Cristo foi recriada usando traços indígenas em homenagem aos povos que habitavam a região.

Pieta da Catedral e Sal
Pietá da Catedral de Sal de Zipaquirá


Alimentação:

Quando visitei a cidade, comi o famoso churrasco de Zipa, falam que a carne da região é a melhor da Colômbia. Zipaquirá está repleta de churrascarias como essa que almocei e os preços estão entre COP 35000 e 40000  (pesos colombianos).

Churrasco de Zipá - A "melhor carne da Columbia"

Refeição bem servida, neste almoço pedimos 2 pratos

Aproveite e peça uma limonada de coco típica da Colômbia

Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook