Salvador - Pelourinho - Ba

Como o nome da postagem ja diz, neste passeio fomos visitar o bairro do Pelourinho em Salvador. Para chegar ao Pelourinho, fomos de carro pelo bairro chamado baixa do sapateiro. Como todo centro antigo das principais cidades brasileiras, apesar de alguns edifícios históricos, o local não tem grande coisa para ser vista, no entanto tem alguns estacionamento com elevadores cuja saída é no pelourinho .
Lar Franciscano de santa Isabel - Construído pelos Franciscanos para abrigar os irmãos que não podiam mais trabalhar
Caracterizado como Olodum-man e a Patroa como Baiana
Ladeira qualquer no Pelourinho
Detalhe de antiga caixa de correio
A historia do pelourinho se confunde com a criação de cidade de salvador. Devido a sua excelente posição estratégica (Militar e geográfica  Tomé de Souza primeiro governador geral do Brasil fundou onde hoje conhecemos como pelourinho a cidade de Salvador. Os motivos da escolha aprecem óbvios, o bairro alem de localizado próximo ao porto de Salvador possui uma muralha natural de 90 mts de altura o que facilitaria a defesa da cidade em caso de tentativa de invasão.
O termo pelourinho significa local onde os escravos eram castigados pelos seus senhores. Para mostrar poder para a sociedade, os grandes senhores construíram um pelourinho no centro da cidade onde frenquentemente aplicavam castigos a seus escravos. Este pelourinho foi construído no grande largo em frente a atual casa Jorge Amado. A fundação casa de Jorge Amado é uma ONG que tem como objetivo pesquisar e divulgar o acervo de Jorge Amado (mais informações clique aqui).

Fundação casa de Jorge Amado
Ladeira do Pelourinho destaque para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Panorâmica do Pelourinho
 Com o tempo o nome Pelourinho foi se popularizando e o pelourinho se tornou o nome do bairro. Até o inicio do século XX o Pelourinho foi o bairro nobre de Salvador sendo habitados por políticos, senhores de engenho, comerciantes e membros do alto clero fato que deu ao bairro um ar europeu (toda sua arquitetura foi baseada no estilo barroco-português).
Em 1808 na eminencia da invasão francesa à Portugal, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Com a vinda da família real para o Brasil D. João VI sancionou uma serie de decretos (abertura de portos, alianças comerciais com aliados, etc) dentre eles o então Rei do Brasil autorizou a criação da primeira faculdade do nosso país. O edifico abaixo é o edifício da primeira faculdade do Brasil. Hoje o edifício da primeira Faculdade do Brasil ainda abriga do curso de medicina ligado a UFBA.
Edifício da primeira faculdade do Brasil
 O prédio da faculdade de medicina esta localizado na praça 15 de novembro ou terreiro de jesus onde também esta localizada a catedral de Salvador e casarões tombados pelo patrimônio histórico.
Terreiro de Jesus ou Praça 15 de Novembro
Terreiro de Jesus
Próximo ao terreiro de Jesus encontra-se a praça do largo do cruzeiro e a igreja e o convento de São Francisco de Assis. A fachada da Igreja de São Francisco é um dos poucos exemplares brasileiro do estilo churrigueresco. A historia dos franciscanos em Salvador começa com 1587 com a chegada dos primeiros membros da ordem. Esse primeiros franciscanos habitavam o local onde hoje encontra-se a entrada do convento. O primeiro convento foi iniciado em 1590 e no ano de 1686 foi lançada a pedra fundamental do atual convento. A construção da igreja teve inicio no ano de 1708 que só foi concluída em 1723.O claustro do convento só terminou por volta de 1794.
Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Igreja de São Francisco
O interior do convento é tão rico quanto o exterior (culturalmente falando pois financeiramente falando é muito mais rico) onde a visita ao complexo é dividida em 5 partes:

1- A Portaria do convento possui 8 painéis de pintura sobre tábua que representam vultos da ordem franciscana, uma notável pintura no teto mostrando uma apoteose à Virgem Maria e um pequeno altar de talha barroca dedicada a São Francisco.
Pintura sobre tabua e detalhes dos azulejos.

Altar de São Francisco
2- O Claustro do convento é todo revestido de azulejos portugueses. Na parte inferior do claustro os azulejos retratam cenas baseadas em gravuras do pintor holandês Otto van Veen, apresentando personagens da mitologia em cenas edificantes, com epígrafes extraídas da obra do poeta e filósofo Horácio. Segundo o site viajeaqui (http://viajeaqui.abril.com.br/) o claustro apresenta a segunda maior extensão de paredes azuleijadas do mundo, perdendo apenas para a igreja de São Vicente de Fora em lisboa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Vicente_de_Fora).
Claustro do convento de São Francisco
Epigrafe com excelente tradução :)

3- Sacristia - Destaque para dividido em 48 quadros  com o emblema da Ordem dos franciscanos ao centro também possui um altar barroco com um cristo em marfim alem do armário de gavetinhas feito pelo Frei Luis de Jesus (Quando vocês visitarem o convento vocês irão ver essa armário e irão se admirar também).
Sacristia do convento de São Francisco
Santo do Pau oco
4- A Igreja- A igreja de São Francisco construída no estilo Barroco (ou estilo colonial) também é conhecida como a igreja de ouro. Reza a lenda que nesta igreja foram utilizados mais de 800 kg de ouro e foi considerada uma das 7 maravilhas do reino de Portugal. Os painéis de azulejo representam cenas da vida de São Francisco de Assis.Nas laterais da igreja temos as capelas de São Benedito, São Pedro de alcântara, São José, São Luiz de Tolosa e Santo Antonio. A altar-mor temos a escultura "o crucificado abraçando São Francisco" de Pedro Ferreira alem dos altares de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da gloria, Sant'Ana, Santa Luzia e Santa Efigênia.
Altar mor da Igreja de São Francisco
Capelas secundarias no interior da Igreja de São Francisco
Púlpito da Igreja de São Francisco
Altar de Santo Antonio
Detalhe da arte barroca da igreja
Altar de Nossa Senhora da Conceição 
5- A sala do Capitulo não foi fotografada nesta visita. O preço para visitar o convento de São Francisco é de R$ 5,00.
Saindo do convento de São Francisco e caminhando sentido praça Tomé de Souza passamos pela praça da Sé. O nome é praça da Sé mas como foi mencionado a catedral de Salvador esta na Praça 15 de Novembro, pois a antiga Sé foi demolida para dar passagem aos trilhos dos bondes de Salvador (1933) no local da antiga sé foi construído o monumento da cruz caída.
Monumento da Cruz caída

Antigo Casarão de fachada de azulejos nas proximidades da praça da Sé
Chagando a praça Tomé de Souza, é possível deslumbrar a melhor vista de Salvador, alem  da entrada do elevador Lacerda e do Palácio do Governador. O Palácio do Governador começou a ser construído por Tomé de Souza para ser o centro administrativo do Brasil. Hoje abriga a Fundação Pedro Calmon e o "Memorial dos Governadores".
Palácio Rio Branco - Palácio do Governo
Entrada do elevador Lacerda
Edifícios na Praça Tomé de Souza
O ponto alto da visita à Salvador sem duvida é a vista da baia de todos os santos a partir da Praça Tomé de Souza, neste vista é possível ver o elevador Lacerda, o Mercado modelo e o forte São Marcelo.
Vista da Baia de Todos os Santos
Mesma vista durante o por do sol

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Muito legal ver a história do Pelourinho, uma pena que demoliram completamente a antiga muralha que protegia Salvador e prédios importantes como a igreja da Sé e o Teatro Municipal.
    O Bairro do Comércio, logo abaixo do Pelourinho, foi totalmente destruído em nome da "modernidade", hoje encontramos prédios horríveis, da década de 40, que além de feios já não são tão modernos assim, prejudicando uma das vistas mais belas de Salvador.

    ResponderExcluir
  2. veio, problema crônico de todas as cidades brasileiras que visitei. Aqui em SP o centro histórico virou o bairro dos walking dead.... :)

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas vou lá agora no feriado de corpus christi, mas vou ficar hospedada em itapuã!
    Obrigada, também tenho um blog sobre viagens!

    Ainda está no começo mais está indo, dê uma olhada:
    http://passeiosmundoafora.blogspot.com.br/
    Bjs Pri:-)

    http://passeiosmundoafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvador é show, que bom que deu para você pegar umas dicas!!!!
      Tem alguns destinos que muito me interessam em seu Blog....
      bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook