Cidade do Luxemburgo - A Gibraltar do Norte

A próxima cidade que irei mostrar no blog é a cidade do Luxemburgo. A capital do Grão Ducado do Luxemburgo não é uma cidade muito conhecida principalmente pelos turistas brasileiros, no entanto é uma cidade muito agradável e com muita história.
No ano de 963, o Conde de Ardenas (Região entre o Luxemburgo e a Bélgica) adquiriu a antiga fortaleza romana de Lucilinburhuc. Devido a sua localização estratégica entre os rios Prétusse e Alzette e o encontro das estradas que levavam comerciantes para a França, a Alemanha e a Bélgica, a cidade ao redor da fortaleza foi crescendo e prosperando.
Grão Ducado do Luxemburdo
Parte baixa da cidade do Luxemburgo as margens do Rio Alzette.
Durante os séculos XIV e XV a casa de Luxemburgo subiu ao trono do  Sacro Imperador Romano e devido a crise de sucessão por falta de um herdeiro masculino o território do Luxemburgo foi vendido em 437 para Philip, o Bom de Borgonha que assim como seus sucessores ( o local pertenceu a casa dos Bourbons,  do Habsburgo, dos Hohenzollern, entre outros) contribuíram para o crescimento econômico da região e principalmente com a fortificação do local.
Rua qualquer no centro da cidade.
Em 1684 começou o período de invasões francesas ao território do Ducado. A primeira invasão foi feita por Luis XIV e resultou na formação Liga de Augsburg (Coligação formada por  Áustria, Baviera, Brandenburgo, Sacro Império Romano, Inglaterra  entre outros países). Após a Guerra dos nove anos a França foi obrigada a desistir do ducado que voltou para o domínio dos Habsburgos.
Grão Ducado do Luxemburgo
Casas as margens do Alzette.
Durante a Revolução francesa o ducado foi anexado a França tornando-se o Département des Forêts. Em 1815 com a derrota de Napoleão, na teoria o ducado foi colocado sob o jugo do rei da Holanda mas na pratica, devido ao valor militar a fortaleza foi tomada pela Prússia e o ducado passou a fazer parte da Confederação germânica.
Durante a revolução Belga o ducado se uniu a Bélgica e conseguiu sua independência no ano de 1867.
Grão Ducado do Luxemburgo
Rio Alzette cruzando o centro da cidade do Luxemburgo

Como chegar:

Carro - Para viajantes que sairão de Paris (370 km de distancia) basta pegar a rodovia A4 que cortará a região de Champagne até Luxemburgo. Saindo de Bruxelas 96% dos 220 km que separam as duas cidades será percorrido na autoestrada E411. Quem dirigir no Luxemburgo durante a noite irá ficar admirado pois todas as auto estradas são iluminadas.

Avião - O aeroporto da capital do Grão Ducado recebe voos oriundos de diversos países europeus. Para verificar as companhias que operam neste aeroporto assim como outras informações praticas clique aqui.

Trem - Na minha opinião é melhor opção para chegar a cidade do Luxemburgo. O bilhete do trajeto Bruxelas-Luxemburgo custa em torno de 37 Euros e dura aproximadamente 3 horas. Para comprar ou obter mais informações sobre preços e horários de trens na Bélgica clique aqui.
Em Paris o TGV (trem de grande velocidade francês) que sai da Gare de l'est demora aproximadamente 2 horas para chegar ao Luxemburgo e o preço do trem quando comprado com antecedência pode chegar a 35 Euros o trecho. Para comprar ou obter mais informações sobre preços e horários de trens na Bélgica clique aqui.

A capital do ducado do Luxemburgo é uma cidade pequena portanto não é preciso de muitos dias para conhecer. Devido ao fácil acesso, viajantes que estão na Bélgica ou na França e desejam ir para a Alemanha vale à pena dar uma passada na cidade. Para incnetivar um pouco os viajantes a colocar o local nos roteiros, segue alguns pontos de interesse da cidade.

A Fortaleza - comprada pelo Conde de Ardenas a fortaleza teve sua construção iniciada no seculo IV com a conclusão de uma torre de observação que controlava à região onde havia um cruzamento de duas importantes estradas romanas. 

Grão Ducado do Luxemburgo
Torre de obervação de um dos antigos portões de acesso a fortaleza
Com o passar dos anos, devido a importância estratégica do local a fortaleza do capital do ducado foi ampliada sucessivamente por todos os governantes que aqui passaram. Nas muralhas do vale do rio Prétusse é possível identificar a arquitetura militar desenvolvida pelo arquiteto militar de Luis XIV o Marques Vauban (Conhece a considerada rainha das fortaleza por Vauban que fica em Lille na França? Se quiser conhecer Clique aqui). Devido as dimensões que a fortaleza tomou, o local foi apelido de Gibraltar do Norte.

Grão Ducado do Luxemburgo
Vista da muralha do Castelo no vale do Prétusse
Grão Ducado do Luxemburgo
Mesma vista durante o inverno - Traços de arquitetura Vauban.

Todo o sistema defensivo da cidade do Luxemburgo é interligado por passagens e tuneis subterrâneos chamados de casamatas que chegam a 23 km de extensão. Durante a a II Guerra Mundial, esses tuneis foram usados pela população como proteção contra os bombardeios da luftwaffe. 
Quem quiser visitar uma parte desses tuneis, basta procurar a entrada na Place de la Constitution (Praça da Constituição) e pagar a soma de 3 Euros por pessoa. Não aconselho quem tem claustrofobia a entrar aqui.
Grão Ducado do Luxemburgo
Ruínas da Antiga fortaleza - 23 km de tuneis ainda intactos
Grão Ducado do Luxemburgo
Ponto de tiro da casamata do Prétusse.
Monument of Remembrance - A Praça da Constituição abriga o chamado monumento da recordação (Monument of Remembrance ou Gelle Fra) que foi construído em 1923 em memoria dos luxemburgueses voluntários na Iª Guerra Mundial. Neste monumento de 21 mts temos uma figura feminina "coroando" a nação com uma coroa de louros. Na base do monumento há dois soldados voluntários onde um esta morto e o outro lamenta a perda do companheiro.
Gelle Fra
Monument of Remembrance - Homenagem aos voluntários da Iª Guerra mundial.
Catedral de Notre Dame - A catedral do Luxemburgo localizada próxima a praça da constituição, foi construída no estilo gótico com traços renascentistas no ano de 1613. A igreja foi construída no local onde Jesuítas Belga haviam construído uma escola de religião.
Grão Ducado do Luxemburgo
Catedral de Notre Dame - Entrada pela praça da constituição
Grão Ducado do Luxemburgo
Órgão da Catedral de Notre Dame - Detalhes da arquitetura interna.
Grão Ducado do Luxemburgo
Órgão da catedral do Luxemburgo
Em 1778 após a saída dos Jesuítas da região, a imperatriz Maria Tereza transforma o lugar em igreja paroquial sob a invocação de "Saint Nicolas et Sainte Thérèse" e posteriormente recebeu uma estatua de Saint Nicolas. Em 1854 o Papa Pio IX transformou a paroquia em catedral com o nome de Catedral da Abençoada Virgem. Aqui também está o mausoléu real onde podemos destacar o tumulo de João o Cego que foi Rei da Baviera . Para obter mais informações sobre a catedral  clique aqui.
Grão Ducado do Luxemburgo
Interior da catedral em estilos barrocos e neo-gótico.
Praça Guillaume II - A praça homenageia Rei holandês e duque do Luxemburgo de 1840 a 1849. Nesta praça alem da estatua equestre de Guilherme II temos o Hotel de Ville (prefeitura) que foi construído no estilo neoclássico por Napoleão e o centro de informações turísticas da cidade. A ampla e agradável praça também possui varias opções de restaurantes e lojas.
Estatua de Wilhelm I Praça Guillaume II.
Hotel de Ville da cidade do Luxemburgo
As lojas ao redor da praça...... para quem deseja realizar compras no pais, o Luxemburgo é um dos países com as menos taxas sobre a venda o que garante bons preços em todos os item. A melhor epoca para realizar compras é no fim de agosto e depois do natal quando começam os saldo no pais. Nessa época os preços ficam uma loucura..... 

Palace Grand Ducale - Próxima da Praça Guillaume II temos o palácio renascentista que é a residencia oficial do Duque do Luxemburgo. Construído para ser a câmara municipal da cidade em 1572 o local se tornou sede da corte em 1890. Infelizmente o palácio não é aberto à visitação.
Grão Ducado do Luxemburgo
Fachada do Palacio do duque do Luxemburgo.

Grão Ducado do Luxemburgo
Residencia do Duque de Luxemburgo

Vale do Alzette e vale do Pétrusse- ao redor do centro antigo temos o vale do rio Alzette e do  rio Pétrusse. As margens do rio Alzette há um pequeno bairro com casinhas coloridas e muitas com hortas em seus quintais, nessa parte da cidade é possível acessar as casamatas do bock.
Grão Ducado do Luxemburgo
Muralhas da fortaleza do Luxemburgo e vale do Rio Alzette.


Grão Ducado do Luxemburgo
Igreja de Saint Jean du Grund - Cidade do Luxemburgo.
Já o vale do rio Pétrusse é um lindo parque. O contraste do parque do Vale do Pétrusse, as muralhas da histórica fortaleza e a harmonia com a belíssima cidade criam um ambiente único e apaixonante. No outono a paisagem é uma das mais belas da Europa. 
Ponte Adolf sobre o vale do Prétusse.
Vista do vale do Pétrusse.

Curiosidades:

- Apesar de pequeno, o Luxemburgo sempre foi um país muito ativo politicamente. Membro fundador da Organização das Nações Unidas em 1946 e da NATO em 1949, em 1957 o Luxemburgo se tornou um dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia (mais tarde União Europeia).

- Devido a proximidade com França e Alemanha o ducado possui três idiomas oficiais (Luxemburgues,  Frances e Alemão) entre os jovens não é difícil se comunicar em Inglês e pasmem é comum ouvir português aqui. Devido a grande imigração de portugueses estima-se que 15 % da população fale português.

- A passagem de dois rios pela cidade garantem o nome de cidade das pontes devido as 110 pontos que ligam os bairros da cidade.

-  A cidade é sede do Parlamento Europeu e divide as honras com Bruxelas (Bélgica) e Estrasburgo (França).

- O país tem o maior Produto Nacional Bruto. (PNB) per capita do mundo. O crescimento do pais foi devido principalmente a extração de ferro, fabricação de Aço e produção de borracha. Hoje a industria siderúrgica foi quase que extinta do pais mais a cidade do Luxemburgo ainda é a sede da empresa ArcelorMittal considerado o maior grupo do segmento do mundo. Próximo a cidade do Luxemburgo uma antiga siderúrgica foi transformada em shopping e espaço de lazer.
Grão Ducado do Luxemburgo
Sede da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço

Alem da cidade de Luxemburgo, quem passar no país com um pouco mais de tempo pode visitar as cidades de Vianden e Clervaux onde nas proximidades houve a famosa batalha das Ardenas alem de que a cidade de Trier na Alemanha. Irei falar sobre essas cidades em postagens futuras....

Estive no Luxemburgo 5 ou 6 vezes e cada vez que volto fico encantado com o lugar.Vale muita a pena visitar o país. Quem quiser conhecer o relado de outro viajante acesse o blog de nosso parceiro clicando aqui.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook