Ait-Ben-Haddou - Porta de entrada do Saara

Entre o Saara e a cidade de Marrakech, encontramos a cidade de Ait-Ben-Haddou. Localizada na rota das caravanas de mercadores Berberes e Touaregs que traziam mercadorias do sudão através do deserto ate Marrakech, a cidade localizada as margens do rio Ounila é conhecida como a Porta de entrada do Saara. Tombado como patrimônio histórico pela Unesco o local já foi usado por diversos cineastas em filmes como Gladiador, A múmia, Alexandre e Príncipe da Pérsia, entre outros.
Ait-Ben-Haddou - Marrocos
Vista panorâmica de Ait Ben Haddou.

Como chegar:

Avião - A cidade de Ouarzazate possui um aeroporto. Chegando a Ouarzazate é possível pegar um ônibus ou negociar com uma agencia o transporte para Ait-Ben-Haddou que fica à aproximadamente 25 km.

Ônibus -  Uma opção para chegar a Ait-Ben-Haddou é pegar um ônibus na gare routière (terminal de ônibus) de Marrakech  e tomar o ônibus para Ouarzazate com um custo de 80 Dirhams (8 €) mais informações sobre os horários de ônibus clique aqui. Chegando a Ouarzazate valem as dicas acima.

Carro - Saindo de Marrakech o viajante deve seguir pela rodovia N9 sentido Ouarzazate. Pouco antes de chegar ao Ouarzazate pegar a estrada P1506 ate Ait-Ben-Haddou.

Excursão - Normalmente as pessoas que visitam Ait-Ben-Haddou são viajantes que contrataram a excursão de 1 ou 2 noites no Saara. Essa excursão pode ser contratada facilmente em Marrakech por aproximadamente 650 Dirhams.

Todos os viajantes que optarem pela viagem terrestre irão passar obrigatoriamente pela cordilheira do Atlas. A cordilheira separa o Mar Mediterrâneo e Atlântico do deserto do Saara. Uma dica para viajantes que costumam enjoar em viagens com muitas curvas tome um Dramim, a foto abaixo é autoexplicativa. Quem quiser conhecer mais sobre a cordilheira do Atlas clique aqui.
Ait-Ben-Haddou - Marrocos
Cordilheira do Atlas - Estrada um pouco sinuosa.
Ait-Ben-Haddou é uma cidade fortificada chamada no Marrocos de Ksar. Os Ksar assim como os Kasbah (forte de origem Berbere) são construídos de tijolos de abobe (mistura de argila, estrume e palha) secos ao sol.
As historias quanto a criação da cidade são um pouco divergentes. Algumas fontes dizem que a cidade foi construída a mando de uma rainha Berbere que reinou na região ate a invasão do islã; outra fonte mais confiável relata que um mercador que realizava a travessia do deserto no seculo XI chamado Aïssa construiu um Kasbah ou Ksar para proteger suas caravanas. Essa fortaleza passou a ser chamado de Ait Aïssa que significa descendente de Aïssa e no século XVII o Ksar passou a ser chamado de Aït Ben Haddou devido ao falo de Aïssa ser membro do clã dos Ben Haddou.
Ait Ben Haddou
A caminho de Ait-Ben-Haddou
Ao lado do Ksar, foi construída uma cidade nova onde há uma estrutura razoável de turismo. Nela é possível contratar um guia local na cidade por 20 Dirhams (2 ) onde a visita é uma caminhada pelo Ksar. Para acessar a cidade antiga é preciso atravessar o rio (ops, nesta época do ano o rio esta seco) que não é problema nem em época de cheia segundo os guias. Atualmente moram cerca de dez famílias dentro do Ksar que vivem de artesanato, o restante da população se mudou para a parte nova da cidade para não ficarem ilhadas na cidade na época de cheia do rio Ounila.
Ait-Ben-Haddou - Marrocos
Nosso guia mostrando antigas fechaduras usadas na cidade antiga.

Ait Ben Haddou
Detalhe da arquitetura Berbere em Ait-Ben-Haddou
Ait-Ben-Haddou - Marrocos
Vendedor de véus no interior do Ksar.

Saaha
Vista para o Deserto do Alto do Ksar onde fica localizado um celeiro.
Ait-Ben-Haddou - Marrocos
Vista das casas e dos Kasbah no interior da fortaleza.

Onde comer:  Na parte nova da cidade possui alguns restaurantes que servem marroquina (mesmo no Ramadã). Com preços vaiando de 60 a 80 Dirhans é possível comer um prato típico marroquino como Brochettes de Kefta da foto abaixo.
Culinaria marroquina
Brochettes de Kefta.
Onde fica: Apesar de haver uma estrutura hoteleira na cidade, os viajantes não precisam mais que 1 hora para conhecer o Ksar. Não acredito ser necessário se hospedar aqui, é muito mais interessante fica em Ouarzazate que possui uma estrutura melhor e mais opções de passeios.
Vista do Ait-Ben-Haddou de uma colina na Estrada.
Se você pretende visitar o  Ksar de Ait-Ben-Haddou quando estiver acampar no deserto do Saara, Clique aqui e acesse nossa postagem sobre nossa noite no deserto.

     
Nascer do sol após uma noite acampado no Deserto do Saara.
    


Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook