Caxambu - A cidade que curou a infertilidade da Princesa Isabel

A pequena cidade do Sul de Minas é conhecida por ser um dos maiores complexos hidrominerais do mundo. Acredita-se que o nome Caxambu é derivado a catã-mbu que significa água que borbulha em tupi, idioma falado pelos nativos que habitavam a região até por volta de 1600. Por volta de 1714, Caxambu se tornou local de pouso para os tropeiros que carregavam o ouro extraído na Vila Rica (Atual Ouro Preto) até o porto de Paraty.
No início do século XIX foram descobertas fontes de águas que ganharam fama de serem terapêuticas. A fama correu o império e por volta de 1870 (Data imprecisa) a Princesa Isabel que não conseguia engravidar partiu para Caxambu em busca da cura de sua infertilidade. A temporada que a Princesa Isabel passou em Caxambu surtiu efeito e em Outubro de 1875 nascia o Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança - Príncipe do Grão-Pará. Em agradecimento, a Princesa Isabel e seu marido o Conde D'Eu financiaram a construção da Igreja de Santa Isabel da Hungria.
Atualmente a cidade que faz parte do circuito das águas mineiro, recebe anualmente milhares de turistas que vêm conhecer o famoso Parque das Águas com suas fontes medicinais. O local é tão encantador que até num "passado recente" Rui Barbosa admirado com o local escreveu seu poema "Medicina entre flores".
Caxambu - Minas Gerais
Caxambu a maior concentração hidromineral do planeta.
Caxambu - Minas Gerais.
Casarões antigos no centro de Caxambu.
Como chegar

Carro - Saindo de São Paulo há duas possibilidades: Seguir pela Fernão Dias até a BR-267 que irá levar o viajante diretamente a Caxambu. Quem quiser fazer um caminho mais interessante, pode seguir a antiga Estrada Real. Nesta opção o viajante deve seguir pela Rodovia Dutra até Cachoeira Paulista e acessar a SP-52 que irá cruzar a Serra da Mantiqueira. Por esse caminho você irá passar por cidades como Passa a Quatro, Itanhandu e Pouso Alto. Quem vem do Rio de Janeiro, pode fazer o mesmo trajeto (Dutra e SP-52).

Ônibus- Saindo de São Paulo a Viação Cometa faz o trajeto a partir da Rodoviária do Tiete por R$ 62,00. Saindo do Rio de Janeiro a viação Cidade do Aço faz o trajeto, já quem estiver em Belo Horizonte deve procurar o Expresso Gardenia.

Estrada Real - Brasil
Passeio de carro sempre possibilita vistas como esta da foto.

O que visitar:

Parque das Águas - Principal atração de Caxambu, o Parque das Águas concentra as principais opções de lazer da cidade. Com bosques, lagos com pedalinhos, teleférico, quadras e belos jardins, o local conta também com uma piscina de água mineral e um centro hidroterápico. No centro hidroterápico o visitante pode desfrutar de Saunas, Massagens, Ducha Escocesa, Ducha de Vichy, etc. Para obter informações sobre os preços Acesse o site do Balneário clicando aqui.
Caxaambu - Minas Gerais
Centro hidroterápico de Caxambu.
Piscina de água mineral - Parque das águas Caxambu
O que mais me admirou no Parque das Águas foram as fontes de águas medicinais. Nas dependências do parque temos 12 fontes onde cada uma delas tem usa decoração e propriedades específicas. A fonte mais antiga do parque foi dedicada a D. Pedro e possui uma água rica em gás carbônico e bicarbonato de sódio indicada para os órgãos digestivos. Já a Fonte D. Leopoldina é indicada para pessoas com problemas hepáticos.

Caxambu - Minas Gerais
Fonte D Pedro, decorada com a replica da coroa do imperador possui  água rica em gás carbônico e bicarbonato de sódio
Caxambu - Minas Gerais
Fonte D. Leopoldina -  Ornamentada a altura de uma Rainha.




Caxambu ganhou prestigio com a família imperial após a Princesa Isabel junto com seu marido Conde d’Eu se instalarem na cidade atraídos à cidade pela fama das águas minerais medicinais que brotavam da Terra. Reza a lenda que a Princesa Isabel "curou" sua infertilidade consumindo a água da fonte de água mineral rica em ferro que hoje leva seu nome. Cientificamente falam que a "cura" da infertilidade da princesa foi consequência do alto teor ferruginoso encontrado na água que brota desta fonte. Ao consumir a água desta fonte, a Princesa curou uma anemia deixando o caminho livre para o Conde D'Eu "engatar" um filho.
Caxambu - Minas Gerais
Passeio de pedalinho - Outra opção de divertimento em Caxambu.
Igreja Santa Isabel de Hungria - Construída no estilo Gótico, a Igreja de Santa Isabel de Hungria foi inaugurada em 19 de novembro de 1897. De grande valor histórico, está igreja foi construída a pedido da Princesa Isabel em gratidão a cura de sua anemia pelas águas da cidade. Apesar de a igreja ter sido consagrada após o exílio da Família Real o site do palace hotel transcreve algumas cartas do Conde D'Eu mostrando preocupação com o termino da obra.
Igreja Santa Isabel de Hungria - Presente de nossa Princesa a cidade de Caxambu - Credito da imagem.
Teleférico e mirante da cidade - Com ingressos que custam R$ 10,00, o teleférico leva o visitante ao alto do Morro Caxambu onde é possível ter uma bela vista da região. Para maiores informações  e fotos clique aqui.
Teleférico de Caxambu - Mirante da cidade - Créditos da imagem.

Museu de Caxambu - A antiga caixa d'água da cidade foi construída com o dinheiro do bicheiro da cidade (Isso que fazia o jogo do bicho da cidade) foi transformada pela prefeitura de Caxambu em um museu que expõe fotos, quadros e objetos doados em grande parte pela Sra. Odette Coppos. Se quiser saber mais sobre quem foi Odette Coppos ou a historia do jogo do bicho, clique aqui e acesse o site do museu.
Museu de Caxambu - Estava fechado quando visitei a cidade - credito da imagem.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook