O que visitar na Bretanha - França

Pouco conhecida pelos turistas brasileiros, a Bretanha é uma região administrativa localizada no Oeste da França que guarda belezas únicas e uma riqueza cultural invejável. Tive o prazer de morar 2 anos na região e sinceramente achei pouco tempo para conhecer tudo que a região pode oferecer. Prepare-se para conhecer um pouco sobre locais como a floresta de Broceliande  eternizada nas histórias Rei Artur e que segundo a lenda abriga o tumulo do mistico Mago Merlim, Carnac onde dezenas de quilômetros de menirs foram posicionados por civilizações Celtas, Vannes a cidade do lendário Lancelot e a Pointe de Penmarch onde os amantes Tristão e Isolda se encontravam......
Bretanha - França
Mapa turistico da região da Bretanaha - França


Conhecida inicialmente como Armórica, a região que foi habitada durante séculos por celtas matem até hoje algumas tradições, crenças e costumes desta antiga civilização que dominou a região até ser subjugada em 52 a.C. por Julio Cesar. O período que Julio Cesar lutou para dominar a região (de 58 a.C. à 52 a.C) ficou conhecida como as "Guerras da Gália" e foi eterniza através dos contos do herói Asterix e seu grande amigo Obelix. 
Após a dominação Romana, por volta de 500 d.C. a região foi invadida por Bretões vindos da ilha da Bretanha (atual Grã-Bretanha), que se estabeleceram na região após fugirem dos Anglo-saxões que invadiram sua ilha. O bretões que ali se estabeleceram influenciaram tanto a região com seus costumes e língua (ainda é possível ver muitas pessoas falando bretão) que a região até então conhecida como Armórica passou a ser conhecida como Bretanha. Com o tempo a Bretanha incorporou a condado de Rennes e de Nantes Criando assim o "Royaume de Bretagne" (851 d.C.). Palco de diversas batalha na "Guerra dos cem anos", a região voltou só para domínio francês por volta de 1377 quando o condestável francês Bertrand Du Guesclin comandou as tropas que "chutaram a bunda dos ingleses" (Palavras de uma guia local). Apesar de ser fiel a França, a Bretanha possuía autonomia administrativa até revolução francesa. 
Rennes - Bretanha - França
Parlamento da Bretanha - Rennes

Alem dos diversos embates ocorridos na idade média e na baixa idade média, os amantes de historias relativas a 2ª Guerra mundial irão gostar da região que fazia parte da fortificação conhecida como a "grande muralha do atlântico". Agora chega de conversa e vamos ver um pouco das principais cidades bretãs.


Rennes - Uma das principais cidades da Bretanha (centro administrativo de Ile-et-Villaine), Rennes não é um destino turístico muito famoso aqui no Brasil. Pessoalmente, eu nunca havia ouvido falar sobre a cidade até meados de 2008 quando fui morar na cidade. Linda, acolhedora e histórica, para os mais jovens a diversão aqui é garantida devido aos quase 60.000 alunos de diversas nacionalidades que estudam por aqui. Para conhecer um pouco mais sobre a cidade, clique aqui.
Edifício da Mairie - Cartão postal de Rennes iluminada no natal.
Rue de la Soif - Se você gosta de festa e curtição, vai adorar as noites de Quinta-Feira
Principais atrações: Opera de RennesParlamento da BretanhaMusée des beaux artsCatedral de Rennes;

Mont Saint Michel - A Abadia dedicada ao arcanjo São Miguel construída sobre um rochedo na foz do rio Couesnon. Com o passar dos anos uma pequena vila fortificada foi construida ao redor da abadia que pouco foi modificada ao longo dos anos. Segundo local mais visitado na França o Mont St-Michel é um espetáculo tanto na maré alta, quanto na maré baixa. Quer saber porque? Acesse nossa postagem sobre o local clicando aqui.
Bretanha - França
Mont Saint Michel a noite.
Bretanha - França
Caminhando pela estrada até o Mont Saint Michel
Principais atrações: Abadia de St-MichelArcheoscope, The Parish Church;

St-Malo - A cidade dos Corsários franceses possui belas praias, impressionantes fortalezas (a própria cidade é uma fortaleza) e até um bunker da 2ª Guerra mundial. Devido sua importância, a cidade é passeio obrigatório para viajantes de passagem pela Bretanha. Para conhecer um pouco mais dessa bela opção de viagem clique aqui.
Bretanha - França
Vista da cidadela de St-Malo a partir do quebrar-mar que protege o porto da cidade.
Bretanha - França
Praia situada a beira da muralha da cidadela de St-Malo

Angers - Apesar de não ficar na Bretanha Angers é uma das mais importantes cidades da idade média, pois aqui nasceu a dinastia Plantageneta que governou a Inglaterra por anos e fomentou a conehcida como "guerra dos cem anos". A cidade que é um pouco esquecida pelos viajantes que passam pela Bretanha alem encantadora possui um dos mais importantes museus de belas artes da região. Conheça um pouco mais de Angers clicando aqui.
Angers - França
Impressionante Castelo de Angers
Angers -  Francer
Maison Adam à Angers - Belo exemplo de arquitetura medieval
Principais atrações: Castelo de AngersGaleria do ApocalipseMuseu de Belas ArtesGaleria David D'Angers;

Fougeres
 - Pertinho de Rennes, a cidade de Fougères abriga uma das maiores fortalezas medievais da região. Com ônibus saindo da gare routiere é possível fazer passeios de 1 dia. Para maiores informações clique aqui.
Muralha da fortaleza - Detalhe para a torre Coigny

Principais atrações: Château de Fougères, museu do relógio, Jardin du Nançon;

Costa de Granito Rosa - Batizado devido a coloração de suas rochas que contrastam com as belas águas do litoral da Bretanha esse lugar é recomendados para quem curte natureza e trekking. Clique aqui e descubra mais sobre Perros-Guirrec e a Costa de Granito Rosa.

Bretanha - França
Farol de Ploumanac'h - Farol rosa construído com granito extraído aqui na costa
Principais atrações: Farol de Ploumanac'h, Cassino, trekking;


Cap. Fréhel - Cap Frehel é um cabo localizada no alto de uma falésia no canal da mancha próximo a Saint-Brieuc.  Devido a posição estratégica, aqui foi instalado um farol e uma fortificação. O local também é indicado para quem curte trekking.

Fort-La-Latte - bela estrutura de defesa no alto da falésia


Interior do Fort-La-Latte
Principais atrações: Torre de Vauban, trekking, Fort-La-Latte;


Dinard - O balneário mais famoso da região (Côtes-d'Armor e Ille-et-Vilaine;), agrada aos bretões e turistas pelas belas praia. Clique aqui e conheça melhor o local.
Bretanha França
Vista da praia de Dinard


Broceliande -  A floresta do Margo Merlim que foi eternizada nas histórias do Rei Arthur, certamente é um dos lugares mais misticos de toda a Bretanha. Você gosta dos contos de Avalon? Aqui é o lugar, mas atenção, não da pra visitar o local sem carro... 
Abadia de Paimpont
Estrada que corta a floresta de Broceliande
Principais atrações: A Fonte da Juventude , tumba de Merlim, árvore de Guillotin, Vale sem Retorno, árvore de ouro, Capela do Santo Graal ;

Monteneuf - Sitio arqueológico com menires que datam de 4800 a.C e pesam até 150 toneladas. Para maiores informações clique aqui.
Menir de Monteneuf com quase 4 metros de altura.

Como o sitio arqueológico é relativamente pequeno, aconselho visitar no mesmo dia a cidade de Josselin com seu belo centro histórico e seu castelo-museu.
Castelo de Josselin
Principais atrações: Sitio arqueológico de Monteneuf, Castelo de Josselin;

Cancale - Pertinho de St-Malo, a cidade que é considerada a maior produtora de Ostras da Bretanha é também uma ótima opção para quem curte Trekking. As fotos abaixo falam por si só.
Por do sol da região de cancale.


Trilha de caminha partindo de Cancale
Principais atrações: Praia de cancale, trekking;

Nantes - Cidade do grande Julio Verne e sexta maior cidade da França, Nantes já ganhou duas vezes o titulo de capital verde da Europa. Seu centro histórico assim como o belo castelo construído pelo ultimo Duque da Bretanha são atrações imperdíveis.
Castelo dos Duques da Bretanha
Elefante gigante na Les Machines de L'île, Musée
Principais atrações: Castelo dos Duques da Bretanha, Torre LU, Catedral Saint Pierre et Saint Paul, Jardin des Plantes, Les Machines de L'île, Musée, Jules Vernes, Musée d'histoire de Nantes, 


Vitré - A cidade de pouco mais de 16 mil habitantes foi fundamental na defesa da Bretanha durante a idade média. Alem do belo castelo e do centro histórico a cidade possui uma cervejaria.
Castelo de Vitré um dos mais belos da Bretanha
Principais atrações: Castelo de Vitré, La maison de l'Isle;


Dinan - A cidade medieval localizada em imponente posição de controle sobre o vale do Rance possui um centro histórico muito bem conservado e alguns belos edifícios que datam do século XIII. A cidade ainda mantém grande parte das muralhas que podem ser percorridas pelos turistas.
Muralhas de Dinan - Convite ao passeio
Catedral do Saint-Sauveur, local onde esta o coração de Bertrand du Guesclin
Principais atrações: Muralhas do castelo, Château de Dinan, Chateau de la Hunaudaye, Eglise Saint-Malo de Dinan;


Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook