Brasília - Um passeio pela capital do país


Reconhecida mundialmente pelos projetos arquitetônicos do mestre Oscar Niemeyer, Brasilia é um destino muito interessante. Apesar da construção da cidade ter iniciado em 1956, já em 1749 a Coroa Portuguesa cogitava transferir a capital da colonia para o interior do país. Em 1821 o José Bonifácio (Patriarca da independência) enviou uma carta à corte portuguesa relatando a importância de transferir a capital do Brasil para Paracatu com o nome de  Brasília ou Petrópole.  Após 135 anos da carta de José Bonifácio, o então recém eleito presidente Juscelino Kubitschek criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com a finalidade de executar os serviços de urbanização e de construção da nova capital da República.

Traçado de Brasilia feito por Lúcio Flavio - Acervo/Arquivo público do Distrito Federal
Presidita pelo engenheiro Israel Pinheiro e tendo como diretor técnico Oscar Niemeyer, a Novacap organizou um concurso para a criação do projeto urbanístico do núcleo da cidade chamado Plano Piloto. O concurso foi vencido pelo arquiteto Lucio Flávio que idealizou uma cidade planejada para uso de carros priorizando grandes edifcios e avenidas largas. O projeto de paisagiso foi elaborado por Burle Marx.
Esplanada dos ministérios - Foto Tripadvisor

Como chegar

Avião- Devido a localização da cidade, a melhor opção para chegar a Brasília é de avião. O aeroporto de Brasilia, além de muito próximo da capital tem voos diretos para os principais destinos do Brasil. Para acessar o site do aeroporto de Brasília clique aqui.

Carro -  A capital mais proxima de Brasília é Goiânia que fica a aproximadamente 200 km  (BR-060). Apesar de longe das demais capitais brasileiras o que pode inviabilizar o acesso de carro, para explorar bem a cidade e os arredores é recomendado alugar um carro.

Ônibus - Ta pensando em Onibus, coragem..... O trajeto São Paulo Brasília dura aproximadamente 15h e custa em média R$ 240,00. Se voce programar bem sua viagem, é possível encontrar preços equivalente nas passagens aereas.
Brasilia - Brasil
Ponte Juscelino Kubitschek - Ponte JK - Uma das belezas arquitetônicas de Brasilia e uns dos principais acessos da cidade.

O que visitar:

Explanada dos ministérios - Tambem conhecida como Eixo monumental, a explanada dos ministérios é o local mais conhecido de brasilia e onde a maiorias das atrações da cidade estão concentradas. Além dos ministérios alinhados ao longo da avenida (considerada por muitos como a avenida mais larga do mundo*), a explanada dos ministérios abrigas a Catedral Metropolitana, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto, etc.......
Ministérios no Eixo monumental de Brasilia - Créditos da imagem.
Catedral Metropolitana de Brasilia- A catedral Metropolitana consagrada Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento criado em Brasília. Costruida a partir de colunas de estrutura hiperboloide e revestida de vidro, o local é muito mais bonito do que qualquer foto que voce ver.
Catedral metropolitana -  Consagrada a Nossa Senhora Aparecida

Catedral metropolitana - Quatro evangelistas
Na praça da Catedral, encontram-se quatro esculturas em bronze de aproximadamente 3 metros de altura representando os quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), obra de Alfredo Ceschiatti. O interior da Catedral é impressionante, os 3 anjos suspensos e os imensos vitrais decorados tornam o local uma atração sem igual e uma das Igrejas mais bonitas do Brasil.
Brasilia - Brasil
Interior da Catedral de Brasilia.

Brasilia - Brasil
Vista noturna da Catedral de Brasilia.
Palácio da Alvorada-  Localizado as margens do Lago Paranoá, o Palácio da Alvorada é uma das mais importantes edificações do modernismo brasileiro. Projetado por Oscar Niemeyer, e inalgurado em 1958, o local passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek .
Brasilia - Brasil
Palácio da Alvorada - Residencia oficial do Presidente da Republica
Ao mudar-se para o palácio, Juscelino Kubitschek proferiu a frase "Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?", devido a essa frase, o local escolhido como residência do Presidente ficou conhecido como Alvorada. Para visitar o Palácio é preciso agendar um horario no site do planalto que pode ser acessado clicando aqui. Se você não conseguir agendar uma visita deixei um video para voce conhecer melhor o local.

Praça dos três poderes-  Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Localizada no extremo leste do Eixo Monumental, a sede dos três poderemos formam os vértices de um triângulo equilátero.
Os Candangos -  Monumento na praça dos Três poderes - Créditos da imagem.
Além sediar os três poderes da nossa republica, a praça inclui as esculturas "Os Guerreiros" (Os Candangos) de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília e presente em todas lojas de Souvenirs, a fomosa estatua do artista Alfredo Ceschiatti localizada em frente ao STF conhecida como "A Justiça" e a Pira da Pátria com a chama da Republica que fica em anexo ao Pateão da Patria.
Brasilia - Brasil
Vista Noturna do supremo tribunal de justiça
Pira da Patria - Fogo da Patria - Crédito da imagem.

Palácio do Planalto-  Inalgurado em 21 de Abril de 1960, o local é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. Apesar do Palácio da Alvorada ter um Gabinete de trabalho para o Presidente, é no Palácio do Planalto que o chefe do executivo realiza os despachos. Além do Gabinete presidencial, o prédio também projetado por Niemeyer abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. 
Brasilia - Brasil
Leveza da fachada do Palácio do Planalto
Dragões da Independência guardando a rampa do Palácio
Assim como o Palácio da Alvorada, para visitar o Palácio do Planalto é preciso agendar um horário. Para realizar o agendamente basta acessar o site do planalto clicando aqui. Infelizmente quando visitei Brasilia não foi possivel realizar essa visita.
Iluminação norturna do Palacio do Planato
Congresso Nacional-  Certamente o local mais conhecido de Brasilia e arrisco a falar que o Congresso nacional tambem é o local mais interessante de se visitar. Primeiro não é possivel falar do local sem citar novamente seu Arquiteto Niemeyer que pensou em nosso sistema bicameral (comandados por duas casa legislativas) para projetar o Congresso. Quando idealizou o local, Niemeyer projetou um edifício principal, na horizontal, que à principio teria uma bela vista para a praça dos Três poderes, posteriormente essa vista foi fechada devido a necessidade de construir novos gabinetes. Esse edificio horizontal serve acesso as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal e a cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.
Congresso Nacional - Obra prima de Niemeyer?  
Assim como outros edifícos públicos o Congresso Nacional oferece visitas guiada a cada 30 minutos, basta chegar no local e esperar a proxima visita. Enquanto espera o guia, voce  pode visitar o museu Itamar Franco que abrigam alguns artefatos históricos como a constituição do império e as urnas usadas pelos congressistas para depositar seus votos.
Constituição da época do imperio brasileiro

Urnas usadas para realizar as votações antes do voto eletrônico. 
Clóvis, o Guerreiro - Escultura exposta no museu Itamar Franco
A visita guiada é muito interessante, na primeira parte do passeio o guia explica sobre a arquitetura de Brasília assim como a arquitetura do congresso e mostra as principais obras de arte e mobiliario do salão verde (foto abaixo). Destaque para o painel de azuleijos de Athos Bulcão conhecido como ventania e para o painel de Di Cavalcanti - Alegoria de Brasília. Para conhecer todas as obras expostas no congresso, clique aqui.
Inicio do passeio - Destaque para o painel ventania

Alegoria de Brasília de Di Cavalcanti
Após esse parte inicial, o guia conduz os visitantes ao Plenário das Casas, onde além de mostrar os locais o guia aproveita para explicar um pouco sobre política, a função de cada casa no congressso e as atribuições do legislativo. Como durante a semana há atividade parlamentar no plenario, nem sempre é possivel visitar todas as salas do congresso....


Plenário do congresso - Talvez o lugar mais importante da republica
Palácio do Itamaraty-  O edificio sede do Ministério das Relações Exteriores recebeu esse nome em alusão ao Conde Francisco Rocha Leão -  Conde de Itamaraty que apesar de não exercer funções diplomáticas, possuia um palacete no Rio de Janeiro que se tornou sede do 1ª governo republicano do Brasil. Conhecido támbem como Palácio dos Arcos devido a sua arquitura externa, o local é um dos edíficios mais interessantes de Brasília.
Brasilia - Brasil
Fachada do Palácio do Itamaraty
Vistas são permitidas mediante agendamento no site do Itamaraty (clique aqui) quem tiver a oportunidade de visitar o local, além de diversas obras de arte, no ultimo andar do edificio há um belo jardim projetado por  Burle Marx.
Brasília - Brasil
Jardins suspensos do Itamaraty - Créditos da imagem

Obras de arte expostas no Palácio do Itamaraty - Créditos da imagem
Complexo Cultural da República João Herculino -  O complexo é formado pelo Museu Nacional Honestino Guimarães e pela Biblioteca Nacional. O museu Nacional é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e eventos importantes.  Para acessar a pagina do museu clique aqui.
Museu Nacional Honestino Guimarães - 
A Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola possui um acervo de aproximadamente 25 mil exemplares que contemplam várias áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca pode ser acessada clicando aqui.
Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola
Estádio Mané Garrincha-  O estádio construído para a Copa de 2014 atualmente recebe shows e algumas partidas de futebol. Senti que o estádio na verdade é uma atração do tipo visitei, tirei a foto e ok. Apesar da possibilidade de visitar o estádio aos sabados, descobri que há um museu da CBF no interior. Bom pelo texto acima, da para perceber que não visitei o local........ Para tentar obter maiores informações clique aqui.
Brasilia - Brasil
Estádio Nacional de Brasília ou Estádio Mané Garrincha

Santuário Don Bosco-  Projetada por Lúcio Costa o santuário é uma das igrejas mais conhecidas de Brasília. João Melchior Bosco foi sacerdote Salesiano teve algumas revelações ao longo da vida e durante um de seus sonhos, Dom Bosco viu um lugar de muita riqueza próximo a um lago. Na época muitos falaram que o local que Dom Bosco sonhou era Brasília. Atualmente Dom Bosco é o padroeiro de Brasília.
Interior do Santuário Dom Bosco  - Crédito da imagem
Memorial JK-  Localizado no eixo monumental do lado oposto ao Congresso, o memorial JK foi inalgurado em 1981 para abrigar o corpo e diversos pertences (biblioteca pessoal, fotos, etc) do fundador de Brasília. Apesar da polêmica estátua de Juscelino que para muitos faz alusão a foice e ao martelo caracterisco dos regimes comunistas, o local guarda uma parte da história  no nosso país. Um dos pouco locais que é preciso pagar para visitar, a entrada do museu custa R$ 10,00 por pessoa. Para maiores informações, acesse o site do museu clicando aqui.
Memorial Juscelino Kubitschek  - Estátua polemica de Juscelino -  Crédito da imagem
Torre da tv-  Como o próprio nome já diz, o local é a torre de transmissão de TV. Como em Brasília tudo parece um ponto turistico, a torre de TV abriga um museu de pedras preciosas (Museu das Gemas) e um jardim projetado por Burle Marx. Além do museu o local é tambem um mirante.
Torre de TV de Brasília - crétido da imagem
Finalizando nossa postagem, outras fotos de Brasília para deleite....
Catedral de Brasília e complexo Cultural da República João Herculino

Ministério da Justiça - Eixo munomental

Congresso nacinal - Vista noturna

Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook