Os mistérios da Quinta da Regaleira

Cidade localizada na área metropolitana de Lisboa, Sintra é simplesmente imperdível. Com serras arborizadas, belos casarões, lindos parques e endereços de diversas atrações como o Palácio Nacional da Pena (uma das 7 maravilhas portuguesas), o Palácio nacional de Sintra e o Parque e Palácio de Monserrate, você que deseja visitar a cidade pode separar uns 2 dias para conhecer os principais pontos.
Ao chegar na cidade pela estação de trem, o viajante já se depara com a bela serra de Sintra cujo topo é contornado pelo famoso Castelo dos Mouros. Numa breve caminhada até o centro da cidade (não pegue o ônibus, não vale a pena)  além dos belos casarões, destaque todo especial para a Fonte Mourisca decorada com belos azulejos no melhor estilo hispano-muçulmano
Centro da cidade
Serra de Sintra e Castelo dos Mouros

Sintra Portugal
 Fonte Mourisca - Antigo chafariz  no estilo hispano-muçulmano

Sintra - Portugal
Palácio Nacional de Sintra- Um dos destaques da cidade
Como Chegar:

Carro - Visitar o local de carro é interessante pois possibilita visitar outro locais nos arredores de Sintra como o Palácio de Queluz, ou o Cabo Roca, mas no geral as ruas da cidade são estreitas e devido ao volume de turistas estacionar será um problema, vale a pena considerar o trem.

Trem - Sinceramente acho que trem é a melhor opção de transporte para Sintra. Com trens saindo a cada 1h da estação do Rossio (Lisboa), a viagem dura aproximadamente 40 minutos e custa  2,25 €. Para maiores informações sobre preços e horários dos trens, clique aqui e acesse o site da rede expresso.
Estação do Rossio - Ótima opção de transporte para chegar a Sintra
Quinta da Regaleira:

Um pouco menos famosa que atrações como o Palácio Nacional da Pena que foi a residência do ultimo rei português ou o Palácio Nacional de Sintra com sua belíssima coleção de azulejos, a Quinta da Regaleira é um ponto turístico IMPERDÍVEL. Idealizada pelo brasileiro Dr. António Augusto Carvalho Monteiro e executada pelo arquiteto italiano Luigi Manini, a quinta possui uma área de 4 hectares rodeados de belos jardins, lagos e um impressionante palácio repleto de detalhes e simbologia.  Para dar uma ideia da dimensão do local, na figura abaixo temos um mapa da Quinta distribuído aos visitantes.

Mapa da Quinta da Regaleira e do Palácio da Regaleira - Fonte Quinta da Regaleira.
Sintra - Portugal
Quinta da Regaleira - 4 hectares com Atrações em diferentes patamares
Para visitar a Quinta será necessário desembolsar 8,00 € com descontos para maiores de 65 anos e crianças. Para maiores informações clique aqui. No site de compra de ingresso não aparecem todas as opções, mas no local é possível alugar um audio-guia com informações em mais de 30 pontos do Jardim e o palácio, assim como participar de visitas guiadas. Quem não quiser gastar com o audio-guia ou com um guia, a Quinta da Regaleira possui um app na google play com informações dos principais pontos de visita e sugestões de roteiro (Acredite, é possível fazer diferentes roteiros). Só não esqueça de fazer o Download antes da visita e de preferência no Wifi do hotel.
Acesso a Quinta da Regaleira pela antiga Cocheira da Quinta.
Palácio da Regaleira
Vista do Palácio da Regaleira
Principais pontos:

Antes de mostrar os pontos que mais gostei, é preciso entender que a quinta foi concebida a partir de assuntos de interesse do Dr. Antonio Augusto. Espelho de sua personalidade, a quinta possui diversas referencias manuelinas, góticas e clássica assim como uma rica simbologia ligada a Maçonaria e aos cavaleiros Templários.

Poço Iniciático: Depois do belíssimo Palácio, o poço iniciático é o ponto que mais gostei de visitar. Com 27 metros de profundidade e repleto de simbologia, acredita-se que o poço tem esse nome por ser usado em rituais de iniciação da maçonaria.
Entrada do poço Iniciatico - Ponto alto da visita a Quinta da Regaleira
O poço possui nove andares com lance de 15 degraus cada que representam os nove círculos do inferno, as nove seções do purgatório e os nove céus do Paraíso, conforme a “Divina Comédia”, de Dante. A descida no poço também pode ser uma referência termo VITRIOL.
No fundo do poço está gravada no piso de mármore uma estrela junto de uma cruz Templária, símbolo da ordem que supostamente originou à Maçonaria (especulações). Finalizando a simbologia, o poço possui 23 enigmáticos nichos decoram o local.
Quinta da Regaleira
Descida pelo Poço Iniciático 
Chegamos ao fundo do poço.
Descendo as escadarias do poço é possível ver tuneis que ligam o poço a diversas atrações da Quinta como o Portal dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito.

Lago da Cascata: A saída do Poço Iniciático é num belo "lago espelho" conhecido como o Lago da Cascata. O encontro com o Lago da Cascata e as quinze pedras (novamente o numero 15 em evidência) usadas para atravessar o lago simbolizam a passagem das trevas (dos tuneis subterrâneos) para a luz ou algo relacionado ao renascimento dos iniciados.
Quinta da Regaleira
Lago da Cascata - Passagem das trevas para a Luz.
Porta dos Guardiães: Outra possibilidade de sair (ou entrar) do Poço Iniciático é o Portal dos Guardiães. Constituído de um belo terraço com 2 torres laterais e uma central ricamente decorada, o local possui uma estrutura de semicírculo que pode ser usada como um teatro ao ar livre pois possui amplo espaço para plateia como e e boas propriedades acústica.
Entrada para o Poço Iniciático na Porta dos Guardiães.

Logo abaixo da torre central há uma fonte com uma estátua onde duas figuras em forma de "dragão" (difícil definir) conhecidos como guardiões que protegem uma Concha (Búzio) com uma semestre no seu interior. Segundo alguns sites, vários elementos da fonte remetem ao mitologia grega e claro a maçonaria.
Por algum motivo, uma das torres da Porta dos Guardiães possui um pequeno tanque, não muito fundo, contendo água parada (ainda bem que aqui não tem Dengue).
Guardiões da entrada do Poço Iniciático 
 
Terraço dos Mundos Celestes e Zigurate: Na Frente do Portal dos Guardiães temos o local conhecido como o terraço dos mundos Celestes. Com ameias ao redor do terraço e duas torres localizadas nas extremidades, o local é um belo mirante e ótimo ponto para um descanso. 
A torre da foto (abaixo) é chamada de Zigurate que provavelmente deve remeter aos templos criados pelos sumérios no vale da Mesopotâmia e tinham como função aproximar o terreno do celestial.

Terraço dos mundos Celestes
Torre do Zigurate no terraço dos mundos celestes. Crédito da imagem

Poço Imperfeito : Como o nome já diz, o poço possui paredes em pedras não lapidadas o que faz um contraste com o Poço Iniciático. Ambos os poços são interligados pelo sistema de tuneis subterrâneos da Quinta.
Quinta da Regaleira
Poço Imperfeito

Fonte da Abundância : O complexo formado pela Praça de Baco e pela bela fonte ricamente decorada com mosaicos onde podemos ver as iniciais CM (Carvalho Monteiro ou Cristo e Maria) remete a purificação ou batismo [Fonte].
História e viagem
Fonte da Abundância
Capela: A bela  Capela  da Santíssima Trindade construida no estilo manuelino possui um belo portal com uma escultura representando o Mistério da Anunciação e duas imagens laterais - Santo Antonio e Santa Tereza. Com diversas esculturas que remetem à Ordem de Cristo, herdeira da missão Templária a capela foi construida com material nobre diferente dos materiais usados no resto das construções da Quinta.
Quinta da Regaleira
Fachada da Capela da Santíssima trindade

No interior da capela o altar-mor é decorado com uma pintura de Jesus depois da ressurreição coroando Maria (ou Madalena nas teorias de conspiração). Também é possível ver elementos como a esfera Armilar, a Cruz da Ordem de Cristo, estrelas de cinco pontas e o olho da providência . 
Quinta da Regaleira
Altar-mor da Capela da Santíssima trindade - Coroação de Maria
Na minha ultima visita a Quinta, não foi possível entrar na capela assim como não foi acessar a cripta nem túnel subterrâneo que liga o local ao palácio.
Quinta da Regaleira
Capela da Santíssima trindade
Gruta de Leda: Leda foi a rainha grega que foi enganada e seduzida por Zeus transformado em cisne. Segundo o blog as fontes da minha vida, a imagem também faz alusão a dama do lago dos contos arturianos.
Estátua de Leda - [Fonte Sapo]

Patamar dos Deuses: Esse é o passeio principal do Palácio. A passeio possui nove estátuas  representando deuses da mitologia greco-romana, intercaladas com dois vasos e oito urnas. Cada Deus da mitologia aqui representado pode gerar dezenas de teorias, por isso nem irei me arriscar.
Patamar dos deuses - Galeria de arte a céu aberto
Palácio da Regaleira: o Palácio de 3 andares marcado por uma arquitetura que mescla os estilos  manuelino, neogótico e neo-renascentista, com perceptíveis referências ornamentais externas inspiradas em monumentos como à Torre de Belém, Mosteiro da Batalha e Palacete do Buçaco.
Fachada do Palácio- Belo cenario para um filme
Janela Manuelina
Entrada principal do Palácio

O interior do palácio é magnifico e repleto de simbolismo. Logo na entrada o visitante se depara com o Salão de Caça. A antiga sala de jantar recebeu esse nome devido a decoração que evoca o tema. Destaque todo especial para a lareira da sala.
Sala de caça - Primeiro salão a ser visitado na Palácio.
Cada canto do Palácio um detalhes
Para não estragar sua visita, não irei comentar todos os cômodos do palácio, só deixo aqui o destaque para antiga sala de bilhar é conhecida como a sala dos reis por abrigar os retratos dos 20 reis e 4 rainhas portuguesas, a sala renascença e o salão octogonal inspirado na Charola existente no Convento de Cristo em Tomar.
 
Decoração do teto da sala dos reis



Sala da renascença - crétido da imagem.
Sala Octogonal - crédito da imagem

Aproveite e conheça outras destinos interessantes em nosso blog. Navegue em nosso menu e desfrute!!!!!

Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook